sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Eutanásia: Direito a morrer ou viver em sofrimento?

A Eutanásia é um assunto controverso e chocante, que está sob um “pacto” de silêncio em Portugal e na maior parte dos países da Europa.

As pessoas evitam falar deste tema sombrio e negro. Porquê? É um tema de vida e morte tal como a questão do aborto. Se na questão do aborto se falava na morte antes da nascença, com a eutanásia fala-se da morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica de um doente terminal.

Será que um doente terminal tem direito a “assinar” e antecipar a sua própria morte? Segundo a Wikipédia, Eutanásia vem do grego e significa “Boa Morte” ou “Morte Doce”, definindo-a “como a prática pela qual se abrevia, sem dor ou sofrimento, a vida de um enfermo incurável”e pode ser praticada pela administração de uma injecção letal, ou retirando o tratamento de suporte à vida.

Poderá um ser humano, com uma doença terminal, viver num mundo de dor e sofrimento? Muitas pessoas acham errado matar um ser humano, mesmo que esse esteja a sofrer e queira morrer por vontade própria.

Uma pessoa, com uma doença terminal, que na vida tem como única companheira a máquina a que está ligada e, se essa pessoa estiver de sã consciência, porquê não pedir uma “Morte Doce” para terminar com o seu sofrimento, através de uma simples injecção?

Agradeço ao meu amigo Bruno Taveira, que fez um cartoon prepositadamente para este texto. Obrigado!

Ed

11 comentários:

Anónimo disse...

é pah, o tema é mesmo controverso... e muito sério, sobretudo isso!

mas eu nao imagino este tema a ser refendado ou discutido no nosso país...ou então nao! já estou a ver aqueles grupos a dizer, Vida, sempre...nada de mortes...viver é que é bom (nem que nao seja)

é tudo o que tenho a dizer, e por respeito ao tema, nao peço as salas de chuto!

Anónimo disse...

Eu preferia morrer que tar a dar trabalho á minha familia...tipo vegetal....

Patrícia Sousa Cardoso disse...

Confesso que é um tema que me assusta imenso...

Sou a favor, acho que ninguém pode obrigar uma pessoa a viver quando essa já não quer.

No entanto...falando agora no campo hipotético...imaginando que uma pessoa deixou ordens expressas para lhe praticarem a eutanásia se entrasse em coma...dois segundos antes mudou de ideias mas não conseguiu dizer, acho isto assustador!!

Tita M. disse...

Apenas para dar os parabéns ao ED, pelo excelente artigo.

Paulo disse...

Muito interessante. Referendo?
Abraço
Paulo

Anónimo disse...

patricia,
creio que quem toma essa decisão nao a muda em dois minutos antes de morrer... penso eu que é assim...

mas a avaliar pelas tuas palavras, entao legalizamos os suicídios!
afinal de contas, quem os tenta ou comete, nao quer viver mais...

a refletir, sobre as minhas próprias palavras!

CambalhotaMatinal disse...

Caro Paulo... Como os refendos "estão na moda" , nunca se sabe...

Anónimo disse...

tudo pede referendos, eu também quero um...e pedi primeiro ò cambalhotas!

Patrícia Sousa Cardoso disse...

Carlos

...pois...se eu tivesse a 100% certeza que uma pessoa não muda de ideias em relação a uma decisão dessas, certamente não me sentiria assustada com a possibilidade da legalização da eutanásia...sou daquelas pessoas que acredita em "não há regra sem excepção"

Acho que uma pessoa que tenta o suicidio não deve ser punida e sim ajudada...

CambalhotaMatinal disse...

LoucAlienada, nem todas as doenças tiram a sanidade a uma pessoa! Um cancro (sem ser cancro cerebral) em fase terminal não tira sanidade a uma pessoa...

Mairim disse...

eu compriendo perfeitamente a vontade de morrer quando se nao tem vida com dignidade no entanto tenho uma grande duvida talvez até igoismo sendo uma pessoa que eu ame se a eutanasia seria opçao?