segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Choque – Abstenção

Abstenção – Esta palavra choca-me quando prenunciada no contexto de eleições em Portugal! É vergonhoso que dispensemos tanto dinheiro para referendar “algo” e depois NADA, a abstenção atinge valores astronómicos…

De quem é a culpa? Minha Não é, eu votei! Mas porque é que tantos outros Não votaram? Se as urnas abrissem ás 8 e fechassem as 10, já compreendia, a malta gosta de dormir… (Sim, mesmo aqueles que durante os dias da semana nada fazem)! Mas Não, as urnas abriram cedo e fecharam tarde…

Não percebendo o porquê deste número relativo à abstenção, arrisco a dizer que a culpa é dos grupos que se “mobilizaram”!

Se era para esclarecer…Não me parece que tenham conseguido, pois se conseguissem mais gente gostaria de votar!

O dinheiro dispendido Não foi irrisório, mas os seus “frutos” Sim foram…
A “pancadaria” confundida com campanha afastou Sim muitos votos…

Salvaram-se, apenas, aqueles que estiveram sentados (como Jorge Sampaio) atrás de uma mesa de voto e que ganharam uns tostões. Arrisco dizer que não punham os “pés” nas mesas de voto, caso Não tivessem a ser remunerados!

fc

10 comentários:

Anónimo disse...

True True

Anónimo disse...

Mais nada... Bem dito... A questão era complexa (sem querer discriminar ninguem) para muitas pessoas...

Anónimo disse...

em portugal há gajos normais, como Eu, abstencionistas e chupistas (o último paragrafo)...

este referendo foi uma chachada! eram todos acérrimos defensores, ora do sim ora do não!

e nao volto a falar das salas de chuto, pois ninguem me liga...se bem que um referendo vinha a calhar!

AlfaBeta disse...

É por causa de pessoas dessas que isto não anda para a frente.

Anónimo disse...

sim sr tens razao

mir disse...

Concerteza! Mas em 98 menos votantes ainda conseguiram o que queriam. Já que são poucos que sejam...menos maus.

(e, infelizmente, há que dar o desconto: se esta gente já não se mexe muito para votar em eleições quanto mais em referendos!)

Tânia Carvalho disse...

É verdade ... foi vergonhoso .. eu foi votar .. mas nem todos os cidadãos nacionais o fizeram... no final das contas estamos numa democracia ou não?? se nos dao esse direito .. qual a razao para nao votar?? Desleixo?? Preguiça?? Indecisão??

Tita M. disse...

O livre arbitrio é uma capacidade humana que se encarrega de deixar o ser em questão decidir sobre a posição / opinião a tomar. Quando se nos depara um tema, cuja vertente para se decidir se enquadra apenas no sim e no não, o dito humano (cidadao, neste caso) nao tem necessariamente de ser apologista de nenhuma das vertentes.

porque em tudo ha pros e contras. E muitas vezes, estes pros e contras acabam por nos impulsionar para a abstenção - o que se chama de "não ter opiniao formada".

paz

Tita M. disse...

apenas a acrescentar que o Povo nao foi, por incrivel que pareça, o impulsionador deste referendo, mas sim o ESTADO. consequentemente, tivessem calculado e manuseado a verba de melhor modo.

Anónimo disse...

o povo não fui votar porque estava a chover... É assim tão dificil perceber... lololololololololol