sexta-feira, 20 de julho de 2007

TEMOS NOVO ENDEREÇO

Caros ex-leitores e futuros leitores (se é que alguém ainda vem aqui),

O Cambalhota Matinal está de regresso, mas desta vez numa nova página. Nós sabemos que é chato terem de memorizar outra página, mas é a lei da vida.

Por isso, consultem e memorizem,

http://www.cambalhotamatinal.wordpress.com

Mais sérios...

quinta-feira, 1 de março de 2007

Zé Estrela: The Porn-Star!

Dada à curiosidade despertada por esta figura emblemática deste blog, decidimos apresentar as possíveis facetas do nosso amigo e companheiro desconhecido.Contamos para esta homenagem com o nosso amigo cartooneiro Bruno Taveira.




















segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

“Segredos do corpo da mulher” - comentário!

Depois de lido e relido (à primeira não acreditei) lá aceitei… as mulheres têm algumas superioridades em relação ao homem! Não me vou pôr a enumera-las (são, de facto, assinaláveis) mas ao mesmo tempo têm também muitas desvantagens… (estas já as enumerava).

Assim, depois do que li, apenas digo que gosto de ser o Homem que sou… e que assumo ter uma ou outra característica mais feminina… (mas que não põe em causa a minha Masculinidade).

fc

sábado, 17 de fevereiro de 2007

“Segredos do corpo da mulher”

Como leitor assíduo da revista Sábado, andei, feito “barata tonta”, à procura de um pequeno quiosque que ainda não tivesse sido fustigado pela “caça à Sábado!

Quando já tinha percorrido grande parte da cidade onde vivo, que não é tão pequena assim, lá encontrei um esquecido exemplar numa pequena tabacaria!

Primeiro pensei que, como tem acontecido ultimamente, o motivo de estar esgotado o stock em tantos quiosques se devesse ao facto de oferecerem um livro! O que não me surpreenderia se repararmos no quanto gostamos de receber coizinhas assim!

Mas não, não era nada disso! O stock acabou porque o tema principal é: “Segredos do corpo da mulher

Descobriram, finalmente, o que intriga qualquer comum mortal! O que são Elas?

Ainda não li… falta de tempo…mas é de certo um trabalho que não deixarei de analisar! Porque é um “tema” do qual gosto muito!

fc

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Eutanásia: Direito a morrer ou viver em sofrimento?

A Eutanásia é um assunto controverso e chocante, que está sob um “pacto” de silêncio em Portugal e na maior parte dos países da Europa.

As pessoas evitam falar deste tema sombrio e negro. Porquê? É um tema de vida e morte tal como a questão do aborto. Se na questão do aborto se falava na morte antes da nascença, com a eutanásia fala-se da morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica de um doente terminal.

Será que um doente terminal tem direito a “assinar” e antecipar a sua própria morte? Segundo a Wikipédia, Eutanásia vem do grego e significa “Boa Morte” ou “Morte Doce”, definindo-a “como a prática pela qual se abrevia, sem dor ou sofrimento, a vida de um enfermo incurável”e pode ser praticada pela administração de uma injecção letal, ou retirando o tratamento de suporte à vida.

Poderá um ser humano, com uma doença terminal, viver num mundo de dor e sofrimento? Muitas pessoas acham errado matar um ser humano, mesmo que esse esteja a sofrer e queira morrer por vontade própria.

Uma pessoa, com uma doença terminal, que na vida tem como única companheira a máquina a que está ligada e, se essa pessoa estiver de sã consciência, porquê não pedir uma “Morte Doce” para terminar com o seu sofrimento, através de uma simples injecção?

Agradeço ao meu amigo Bruno Taveira, que fez um cartoon prepositadamente para este texto. Obrigado!

Ed

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Educação Sexual: Educar para melhor praticar

Está demorada a implementação da Educação Sexual nas escolas portuguesas. Porquê? Será que os jovens não terão direito a uma educação completa?

A educação Sexual tem de deixar de ser vista como um “bicho-de-sete-cabeças”, pois os pré-adolescentes e os adolescentes têm de ter acesso a todo o tipo de informação que lhes será útil para a sua formação como homem ou mulher.

Para muitos pais este, ainda é, um tema tabu. Mas se os pais não conseguem explicar certos procedimentos e precauções em casa, acho por bem que as escolas se devam encarregar de educar os jovens.

Se os jovens estivessem informados dos riscos e das precauções não havia um grande número de mães adolescentes e evitar-se-ia muitas doenças sexualmente transmissíveis.

Com as “hormonas aos saltos”, os jovens passam para a descoberta do fantástico mundo do sexo, só que, na maior parte das vezes, sem as devidas precauções, correndo-se riscos que podem comprometer a vida futura desses jovens.

Acho bem que os jovens pratiquem sexo, faz parte do crescimento, mas informem-nos para praticarem em consciência e com… “tranquilidade”.

Ed

Salas de chuto

A fim de agradar-mos ao Zé Estrela, dedicamos-lhe este cartoon feito pelo Bruno Taveira, um talento que brota no mundo dos "cartooneiros", que se baseou nesta figura já mediática do nosso blog (Zé Estrela) e nos cedeu este desenho.

Obrigado Bruno e voltem sempre!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Choque – Abstenção

Abstenção – Esta palavra choca-me quando prenunciada no contexto de eleições em Portugal! É vergonhoso que dispensemos tanto dinheiro para referendar “algo” e depois NADA, a abstenção atinge valores astronómicos…

De quem é a culpa? Minha Não é, eu votei! Mas porque é que tantos outros Não votaram? Se as urnas abrissem ás 8 e fechassem as 10, já compreendia, a malta gosta de dormir… (Sim, mesmo aqueles que durante os dias da semana nada fazem)! Mas Não, as urnas abriram cedo e fecharam tarde…

Não percebendo o porquê deste número relativo à abstenção, arrisco a dizer que a culpa é dos grupos que se “mobilizaram”!

Se era para esclarecer…Não me parece que tenham conseguido, pois se conseguissem mais gente gostaria de votar!

O dinheiro dispendido Não foi irrisório, mas os seus “frutos” Sim foram…
A “pancadaria” confundida com campanha afastou Sim muitos votos…

Salvaram-se, apenas, aqueles que estiveram sentados (como Jorge Sampaio) atrás de uma mesa de voto e que ganharam uns tostões. Arrisco dizer que não punham os “pés” nas mesas de voto, caso Não tivessem a ser remunerados!

fc

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Já era hora!

Este caso recente, a morte de um “correio de droga”, reavivou na minha mente a legalização das drogas…Leves! Eu sei que se tratava de duras…mas o que queria mesmo ver legalizadas eram as leves.

Não sou consumidor, se calhar já fui (só diz respeito a mim), mas se fossem legalizadas quem sairia a ganhar? Para mim éramos todos!

Os “traficantes” trabalhavam a recibos verdes, e o Estado ganhava guita! Os consumidores sabiam que o dinheiro despendido já englobava o IVA, e saíamos todos a lucrar! Já para não falar de que as autoridades já não tinham de se preocupar em caçar aqueles indivíduos que só querem fumar um cacete e “aquele” dealer, que só arranja umas mocas porreiras aos “putos”!

fc

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Assim, NÃO!

Parece um texto sobre o Aborto...mas não é!

Há já algum tempo que ando para escrever sobre este assunto… mas o tempo é escasso!!! Mas para o meu colega e Amigo, Ed, não me chatear mais…aqui vai mais um texto!

Passa nas rádios regionais, nacionais e por ai fora… mas mete-me confusão pois a cantora diz: “Obrigado, por saberes cuidar de mim…” blá blá blá!!! - The Gift, Fácil de entender

Eu gosto imenso da música…não pretendo estraga-la! Mas temos de ter em atenção isto…Português…

fc

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Quaresma, dois jogos? Porquê?

Na última jornada do Campeonato, o FC Porto não perdeu apenas três pontos… perdeu o melhor jogador da BWIN Liga por dois jogos! Porquê dois jogos?

Quaresma na tentativa de ganhar posição (o próprio Tixier admitiu que foi involuntário), deu uma cotovelada no jogador da União de Leiria. O árbitro nada assinala, mas o fiscal de linha levantou a bandeirola e advertiu o juiz para admoestar o jogador do FCP com cartão vermelho. O árbitro assim o fez e Quaresma foi expulso.

A Comissão Disciplinar da Liga castigou o jogador em causa com dois jogos de suspensão, mostrando dualidade de critérios na análise dos casos dos diferentes clubes. Eu digo isto, porque o Nuno Gomes foi expulso, com cartão vermelho directo, em Alvalade por uma entrada violenta sobre João Moutinho. A Comissão Disciplinar da Liga castigou Nuno Gomes com um jogo de suspensão, mesmo sendo um jogador reincidente, pois já antes tinha sido expulso na segunda jornada no Bessa.

Isto significa que a pressão exercida por alguns senhores do futebol está a resultar, pois estão a conseguir com que saiam beneficiados nos jogos. Ainda ontem, no jogo entre o Benfica e o Boavista, Derlei teve uma acção em tudo idêntica à do Quaresma, mas nem cartão amarelo viu. Deveria ter sido expulso, mas ficamos à espera dos famosos processos sumaríssimos que em tempos eram muito usados para castigar jogadores… do Porto.


Ed

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

“…”

Estava eu a preparar-me para navegar quando… ao fundo se ouvia um ruído, não sei o que parecia, mas depressa me apercebi que era uma televisão e o ruído que de lá provinha era, nada mais nada menos que, uma mistela da voz da Merch, leia-se irritante e esgazeado som, com a do bafejador do “já fui muito feliz aí” no programa da tarde da RTP.

Eu podia falar da situação da TV estar a gastar electricidade, para nada nem ninguém….sim eu sei que podia, mas isso é muito comum e como vozes de “…” não chegam ao céu…
Prefiro falar daquele indivíduos e individuas que estão com um constante sorriso “esquisito”, ora sentadas ora de pé à espera que a câmara passe e lhes dê uns segundos de visibilidade! Ou então a dançar feitos “…”, um som que dizem detestar mas ali, perante as câmaras, dançam freneticamente e com o tal sorriso…

Ninguém diz a estes gajos e gajas que há outras formas bem melhores de saltar para a fama? Ok, se ninguém diz, eu digo!
Escrevam um livro…falem de gases e de cortar unhas dos pés…e não precisam esperar porque será, desde logo, um êxito!

fc

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Papás gays… Onde é que vamos parar!

Antes de começar a expor a minha opinião quero deixar claro que não tenho nada contra os gays. Por mim eles podem fazer o que quiserem, até mesmo casarem, mas adoptar crianças é que não.
Qual seria a reacção de uma criança quando descobrisse que ia ser adoptada por um casal gay? Fugia? Ou preferia continuar ao cuidado da Segurança Social?
E mesmo que aceitasse como é que distinguia o pai da mãe? Teriam certamente de chegar a um acordo… Mas… e se ambos os pais quisessem ser a mãe? Ia ser uma confusão do pior!

Não quero dizer com isto que os gays não dariam uns bons pais, até podiam educar muito bem uma criança, mas educá-los como um casal penso que não. Para além de uma criança não saber a quem chamar mãe, há certos cuidados e bens que apenas uma “mãe feminina” pode dar.

E como é que a criança adoptada pelo casal gay era tratada na escola? Seria certamente discriminada pelos colegas, pois as crianças, ainda que inocentemente, gozam com aquelas que por algum motivo são diferentes e isso pode tornar-se num trauma para o resto da vida.

Papás gays… pensem bem antes de adoptar, pois podem, inocentemente, tornar uma criança infeliz.

Ed

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Referendo está próximo!


Enquanto debatia os mais profundos e mórbidos pensamentos com a minha consciência, lembrei-me do seguinte: qual será a opinião, dos grupos e dos defensores do "Não ao aborto", sobre o processo Casa Pia?

É pah, e se tivessem abortado as mães daqueles miúdos, em vez de os meter à guarda do Estado?

O que será menos dispendioso para todos nós (Estado): educar uma criança ou pagar a interrupção da gravidez? Sim, porque: caso a criança nasça, os pais não a queiram, à criança o que resta? Talvez um orfanato, porque para adoptar ninguém se apronta, nem mesmo os mais acérrimos defensores do não!

Orfanatos, lá o que os espera? Pedofilia ou então como no caso Gisberta… não, não vou continuar!

fc

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Não foi das piores…

Após breves dias de dor e reflexão, já me encontro totalmente recuperado para falar sobre este assunto. O Porto perdeu, contra todas as previsões do professor “Maputo”, frente ao Atlético para a Taça de Portugal. Uma derrota tão dolorosa como surpreendente, que deixou os rivais dos portistas tão felizes como uma vitória da sua equipa, numa competição como a Liga dos Campeões.

Os rivais lisboetas festejaram tão incessantemente que andaram sem voz durante os dois dias seguintes. Mas eu compreendo… Os anos de “seca” que estes têm tido nos últimos anos, só mesmo a derrota do FCP para lhes dar alegria.
Para os portistas, como eu, apenas posso referir que já houve derrotas mais dolorosas. Encarem isto como uma oportunidade que o Porto está a dar aos seus rivais de puderem lutar por alguma coisa.

Uma das derrotas dolorosas que eu posso referir foi uma na final da Taça de Portugal… com um golo do Fyssas… Isso é que foi mau…

Ed

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Aborto: Uma questão de Ética?


“Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?” É esta a questão, que os portugueses serão chamados a votar no próximo mês de Fevereiro.

Com o aproximar do referendo sobre o aborto, o nosso país vai ser “bombardeado” com as propagandas do SIM e do NÃO. Os argumentadores do SIM defendem as questões “moralmente éticas” do Aborto. Para estes, o Aborto é uma espécie de “Serial Killer” de fetos, que vai contra os princípios da Humanidade.

Sinceramente, eu não percebo qual o mal da legalização do Aborto. Será o Aborto a pior coisa que há no nosso mundo? Não haverá problemas maiores que ainda não têm solução?

Será que valerá a pena “obrigar” os bebes a nascerem, quando não são desejados pelos pais? Que futuro é que terão? Uma infância infeliz será certamente um desses futuros. Uma infância sem o apoio dos pais, que muitas vezes os abandonam em caixotes do lixo à “espera” da morte ou há espera que alguém os encontre.

Quantos não são os filhos indesejados que são espancados pelos pais, levando muitas vezes às mortes dos bebes? Ainda na semana passada tivemos um caso desses… Onde está a “moralidade ética” disto? Será eticamente correcto as crianças indesejadas nascerem, porque a legislação assim o exige, para terem uma vida de sofrimento, infeliz e sem amor? Penso que não…

Este referendo é mais uma oportunidade que os portugueses têm para dar às mães que não têm condições de vida de dar felicidade a uma criança…

Ed

Nao compreendo a preocupação dos Srs. Doutores do nosso país

Ultimamente somos bombardeados com o senhor bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, dizendo que nao é bom os médicos serem controlados, quanto aos seus horários! Apesar das suas já muitas e dispensáveis declarações ainda nao consegui encontrar uma justificação plausível para se dizer: “sim os Srs. Doutores têm razão!”

Custa compreender qual a dificuldade, se cumprem como parece evidente pelas palavras deste Bastonário, de colocar o dedinho numa maquina novinha (a estrear), ou então como já acontece Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, um cartãozinho digital... Mas qual o stress???

Por entre algumas das já muitas e dispensáveis declarações o Bastonário disse ainda que: "É uma medida que ofende os médicos"! Mas serão os Srs. Doutores mais correctos ou mais cumpridores que um simples e Humilde trabalhador de uma fábrica, uma empresa (ou de outra cena qualquer), que todos os dias “pica o ponto”? Se a resposta é sim...Peço desde já desculpa! Mas como me parece óbvio que a respota é não, espero que se deixem de coisinhas!

E já agora que querem os “enfermeiros” dizer com: “Assinatura da pessoa é o documento mais fiável”?

Procurando explicações…

fc

http://www.rtp.pt

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

O que nos espera este 2007


Este ano que se segue vai ser de esperança para muitos e de certeza para outros.


Uns terão a esperança que a gravidez não continue a ser uma forma de “aprisionamento” para aquelas mulheres não planearam a sua gravidez, enquanto outros têm a certeza que esse “aprisionamento” irá continuar, para aquelas mulheres que não desejem a gravidez.


Uns terão a esperança que irão conseguir chegar ao segundo lugar na BWIN Liga, outros a esperança de chegarem ao primeiro lugar e, ainda, há aqueles que têm a certeza que irão continuar no primeiro lugar até ao final do campeonato.

Enquanto uns têm a certeza que irão apanhar o Bin Laden, para o executarem (como o fizeram com o Saddam), outros têm uma leve esperança que o executado seja o Bush.


Enquanto uns esperam que os preços dos bens essenciais dos portugueses desçam (enfim, há pessoas crentes), outros têm a certeza que esses irão continuar a subir (claro que também há pessoas realistas).

Enfim, há esperanças e certezas para todos os gostos…
Eu podia continuar a divagar sobre o que uns e outros acham, mas o meu companheiro de Blog não me permite, que eu altere a linha editorial e terei de ficar por aqui.

Ed

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007


Adoro Eu, Carolina

Até concordo que digam que este pensamento vem um pouco tardio…mas talvez não, se pensarmos que mais uma saga (reedição), do esplendoroso livro Eu, Carolina, pode estar para breve!

Se o que é escrito no livro é algo sem provas… Que podemos nós retirar de positivo deste livro? Ok, Eu digo: um incentivo à leitura!
Adoro Eu, Carolina, não pelo conteúdo do livro, não pela capa (que até é gira), não pelas possíveis mentiras, nem mesmo pela devassa da vida privada, presente em tal Escrito, mas sim pela capacidade de incentivo à leitura do povo português…

É verdade! Esta senhora, de quem muitos desconfiam de suas intenções e declarações, deu um empurrão ao povo português que, apenas habituado ao consumo de fofoca (pt-Brasil) ou então de notícias pouco credíveis fornecias por jornais “sensacionalistas” sem ponta de credibilidade (maioria das vezes), faz deste livro um êxito de vendas e de leituras, devo depreender.

Por tudo isto, obrigado Carolina e muito sucesso! Faço ainda votos de que a tua segurança não seja posta em causa…caso contrário também terei de abrir os cordões à bolsa!
fc